O anúncio foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) e da ministra Macaé Evaristo.
Em parceria com o Governo Federal, o Governo de Pernambuco aderiu aos programas nacionais de assistência, Viver sem Limite e Ruas Visíveis, que têm como foco a população em situação de rua e as pessoas com deficiência.
A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (1°), no Palácio do Campo das Princesas. A governadora Raquel Lyra e a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo (PT), participaram do evento, que marcou o compromisso do estado com essas iniciativas.
Os programas federais têm como objetivo fortalecer a atenção e os direitos da população em situação de rua, além de garantir mais dignidade às pessoas com deficiência. Em Pernambuco, o Estado já conta com 13 Centros Pop, que realizam cerca de 1.040 atendimentos mensais. O governo investe R$ 3,1 milhões anuais para manter essas atividades, reforçando o suporte a essas populações vulneráveis.
Raquel Lyra destacou que o Viver sem Limite e o Ruas Visíveis complementam as ações já implementadas em Pernambuco. Ela agradeceu à ministra pela parceria, destacando a importância de ampliar o alcance desses programas com o apoio do governo federal.
Em sua primeira agenda pública fora de Brasília, Macaé Evaristo enfatizou a necessidade de entender as especificidades de cada território para atender adequadamente a população de rua e as pessoas com deficiência. A ministra ressaltou o compromisso do governo em fortalecer políticas públicas que promovam a cidadania e a emancipação.
O programa Ruas Visíveis é articulado com 11 ministérios e busca implementar políticas públicas a partir de sete eixos, incluindo assistência social, segurança alimentar, saúde, habitação, e trabalho e renda.
Já o Novo Viver sem Limite foi retomado após 12 anos e visa combater o capacitismo e promover a acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência. Com um investimento total de R$ 6,5 bilhões, seis estados já aderiram à iniciativa: Piauí, Bahia, Maranhão, Paraíba, Ceará e Alagoas.