Vice-presidente marca presença na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Para Alckmin, responsabilidade fiscal é essencial.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, minimizou neste domingo (28) o conflito entre o governo federal e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Alckmin destacou o compromisso do governo de Lula com o diálogo entre os Poderes, enfatizando que a responsabilidade fiscal é uma obrigação de todos os envolvidos.
“A característica do governo de Lula é o diálogo constante com os Poderes e todas as esferas da Federação”, afirmou Alckmin durante sua participação na Agrishow, um dos maiores eventos do agronegócio, em Ribeirão Preto (SP).
A tensão entre Executivo e Pacheco cresceu após o governo buscar no STF a suspensão do projeto que estendeu a desoneração da folha de pagamentos, medida aprovada pelo Congresso. Pacheco criticou abertamente essa ação do Executivo.
No dia anterior, após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cobrar que o Legislativo respeite também a Lei de Responsabilidade Fiscal, Pacheco reagiu publicamente, chamando as críticas de Haddad de “desnecessárias” e “injustas”.
Alckmin também defendeu a responsabilidade fiscal, ressaltando que é dever de todos, e enfatizou que o diálogo é fundamental para uma boa política fiscal, que por sua vez contribui para uma política monetária mais sólida, com redução de juros e crescimento econômico.