Com a proximidade do Carnaval 2024, os foliões já começam a viver a atmosfera festiva ao som da música “Anunciação” (Tu vens. Eu já escuto os teus sinais), que se torna trilha sonora para a expectativa da festa que atrai multidões.
Em Olinda, neste último domingo (21), os ensaios dos blocos Batuques de Pernambuco e Samba Soul Delas agitaram a região em frente à Igreja do Carmo. Milhares de pessoas se reuniram para celebrar a prévia da folia que está por vir.
O bloco Samba Soul Delas, composto por quase 100 mulheres, dedica nove meses de preparação para suas apresentações de Carnaval. Durante a fase inicial, as instrumentistas aprendem a manusear os instrumentos de percussão, seguido pela afinação das vozes e o domínio dos instrumentos de corda.
O grupo, liderado pela mestra Yanka Pessoa, se apresentará no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, e na segunda, dia 12, no Mosteiro de São Bento, no bairro do Varadouro, às 10h. Yanka está otimista em relação às apresentações, destacando a renovação do grupo para a edição de 2024.
“Estamos vivendo uma configuração nova, agora em 2024, estreando uma diretoria e vocal cheios de talentos. Agora temos uma diretoria de ala, que preparou arranjos e músicas para o repertório. Então é um momento de renovação. Estamos esperando uma coisa linda, fruto de um trabalho de nove meses”, explicou Yanka.
Já o Batuques de Pernambuco, que comemora 20 anos em 2024, traz uma fusão de danças e instrumentos de percussão, apresentando músicas regionais que exaltam a cultura local. O coordenador Guilherme Montarroyos compartilha a expectativa para as apresentações durante o Carnaval.
“Já são 20 anos de história, aqui em Olinda. Mas cada ano é como se fosse o primeiro, a emoção é a mesma e sempre tem o frio na barriga. Em 2024, estamos homenageando Silvério Pessoa e a cultura pernambucana. Então, quem chegar aqui vai ouvir muita música boa”, destaca Guilherme.
As apresentações estão programadas para acontecer no dia 9 de fevereiro, na Rua da Moeda, no Recife, e nos dias 11 e 13 de fevereiro, na Praça do Carmo, em Olinda.