Nesta quinta-feira (4), a Fundação Nacional das Artes (Funarte) realizou o Encontro Funarte Rede das Artes, no Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro, sob a liderança da ministra da Cultura, Margareth Menezes. A presidente da Funarte, Maria Marighella, destacou a retomada de programas históricos de fomento cultural, como as bolsas Carequinha, Klauss Vianna, Marcantonio Vilaça, Myriam Muniz e Pixinguinha. Com um orçamento de R$ 29 milhões, serão realizados 181 projetos, abrangendo mais de 1.370 atividades em cerca de 350 cidades brasileiras.
Além de divulgar diretrizes para a Política Nacional das Artes, discutidas na 4ª Conferência Nacional de Cultura e em um seminário internacional futuro, a Funarte planeja a implementação da Política Nacional Aldir Blanc. Esta iniciativa, em colaboração com associações de secretários estaduais e municipais de Cultura, visa aplicar os R$ 15 bilhões da Lei Aldir Blanc até 2027, fortalecendo o setor cultural em todo o país.
Uma das inovações anunciadas foi a plataforma virtual Funarte Rede das Artes, que promoverá a integração e o mapeamento das ações culturais entre governo federal, estados e municípios. A cerimônia também homenageou 50 mestres das artes e marcou um momento emotivo com a participação do coletivo Ói Nóis Aqui Traveiz, cuja sede foi afetada por enchentes.