Ativistas da Just Stop Oil Presas Após Protesto no Aeroporto de Stansted
Londres, Reino Unido – Duas ativistas da organização ambiental Just Stop Oil foram detidas nesta quinta-feira (20/6) após invadirem o Aeroporto de Stansted, nos arredores de Londres. Jennifer Kowalski, 28 anos, e Cole Macdonald, 22 anos, lançaram tinta laranja sobre dois jatos particulares como parte de um protesto contra os combustíveis fósseis.
O alvo inicial das ativistas era o avião particular de Taylor Swift, conforme divulgado pela Just Stop Oil, mas autoridades da polícia de Essex confirmaram que o avião da artista não estava presente durante o incidente. A ação das ativistas resultou na interrupção temporária das operações no aeroporto, embora nenhum voo comercial tenha sido afetado, de acordo com declarações das autoridades locais.
O protesto visava pressionar por um compromisso governamental para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis até 2030, uma demanda central da organização Just Stop Oil. As atividades das ativistas resultaram em acusações de “crimes de dano e obstrução ao uso e funcionamento das infraestruturas nacionais”, conforme detalhado pela polícia.
Este não é o primeiro ato de protesto radical realizado pela Just Stop Oil. Recentemente, membros da organização foram responsáveis por pulverizar tinta nos monólitos do sítio pré-histórico de Stonehenge, no sul da Inglaterra. As autoridades de Wiltshire prenderam duas pessoas sob acusação de “degradação do monumento”.
O incidente no Aeroporto de Stansted destaca a intensificação das ações de protesto ambientalista na região, enquanto autoridades e ativistas continuam a enfrentar tensões sobre métodos e consequências dessas manifestações.