A renomada atriz Roberta Rodrigues, conhecida por sua trajetória de mais de duas décadas na dramaturgia da Globo, esteve presente na primeira audiência do processo trabalhista que move contra a emissora por racismo. A artista de 41 anos compareceu à 52ª Vara do Trabalho, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (25/03), onde a sessão foi realizada.
Popularizada por personagens marcantes e com toques de humor, como Maria Vanúbia de “Salve Jorge” (2012), Roberta foi uma das vítimas de racismo nos bastidores de “Nos Tempos do Imperador” (2021), sua última novela na Globo.
O escândalo que envolveu a novela resultou no afastamento do diretor Vinícius Coimbra, acusado de uma série de ações discriminatórias contra o elenco negro da produção. Roberta Rodrigues e seus colegas, todos negros, foram obrigados a trabalhar durante a fase mais crítica da pandemia, enquanto os atores brancos, considerados de maior importância na obra, foram mantidos em casa.
As atrizes Cinnara Leal e Dani Ornellas também levantaram questões sobre discriminação racial nos bastidores da novela, com o apoio de colegas como Mariana Ximenes. Elas reclamaram de posturas discriminatórias por parte da equipe de direção, que incluíam tratamento diferenciado nos camarins e no texto da novela.
O processo movido por Roberta Rodrigues contra a Globo levanta questões importantes sobre igualdade e representatividade nos bastidores das produções televisivas, reforçando a necessidade de combate ao racismo em todas as esferas da sociedade.