Presidente não abordará crise com Guiana.
Em São Vicente e Granadinas para a cúpula da Celac, presidente Lula se encontra com Maduro para discutir a cúpula, sem abordar disputa Venezuela-Guiana por Essequibo.
Após encontro com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, Lula apela por paciência entre líderes políticos, afirmando que “o mundo não suporta mais atritos”. Ele se mostra disposto a discutir a região do Essequibo com Maduro e Irfaan Ali, quando necessário.
Com 160 mil km² e vastos recursos naturais, a área está sob jurisdição guianesa, mas é reivindicada por Caracas. Lula enfatiza que a reunião é para tratar da Celac, mas se disponibiliza para discutir o conflito quando solicitado. Ele expressa confiança na diplomacia para resolver a questão, mesmo que leve décadas. O tema não foi abordado durante a reunião com o presidente da Guiana.
Os temas em discussão
A reunião proporcionará a Lula e Maduro a oportunidade de abordar o cumprimento do acordo entre o governo e a oposição venezuelana, que prevê eleições transparentes e justas ainda este ano. Lula enfatizará a importância do respeito ao Acordo de Barbados, conforme informam fontes do governo.
Há uma avaliação de que Maduro está violando o acordo assinado em outubro passado, principalmente devido à desqualificação de opositores, como María Corina Machado, uma das candidatas favoritas em uma eventual disputa com o presidente venezuelano, e à detenção da ativista de direitos humanos Rocío San Miguel.
Os Estados Unidos, que haviam suspendido algumas sanções econômicas à Venezuela após a assinatura do pacto, anunciaram sua retomada. Este assunto foi discutido na semana passada em Brasília, durante uma reunião entre Lula e o Secretário de Estado americano, Antony Blinken, que estava no país para participar do encontro de chanceleres do G20.
Outras agendas
Após o encontro com Maduro às 14h30 (horário de Brasília), Lula terá uma reunião bilateral com o presidente da Bolívia, Luis Arce. Ele ainda se encontrará com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, participará de uma cerimônia de assinatura de acordo de serviços aéreos entre Brasil e Antígua e Barbuda, e terá uma audiência com a secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena.
Pela manhã, Lula se encontra com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e o ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto van Klaveren, além de Bárcena, para discutir o conflito em Gaza.
O restante do dia do presidente será dedicado à cúpula da Celac. Ele retorna a Brasília às 19h20.