Lula Não ira á Posse de Milei

Celso Amorim, assessor internacional do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou em entrevista ao Estúdio i, da Globo News, que o presidente Lula provavelmente não comparecerá à posse de Javier Milei na presidência da Argentina. Essa previsão foi baseada na possibilidade de Lula ter sido alvo de ofensas pessoais por parte do presidente eleito da Argentina.

Amorim destacou que, apesar das diferenças e possíveis desavenças pessoais, a relação entre Brasil e Argentina, como os dois países mais importantes do Mercosul, deve ser mantida. Ele sugeriu que um representante da União seja enviado à cerimônia de posse de Milei, prevista para 10 de dezembro.

Javier Milei, conhecido por suas propostas econômicas ultraliberais, como a dolarização da economia e o fechamento do Banco Central, levantou questões sobre possíveis mudanças na postura da Argentina em relação ao Mercosul e ao grupo Brics. Milei expressou falta de interesse em estreitar negociações com esses grupos econômicos.

Amorim opinou que uma possível saída da Argentina do Mercosul prejudicaria principalmente o próprio país, mas destacou que o Brasil teria que redefinir sua estratégia na região. Ele ressaltou que, apesar das diferenças ideológicas entre os líderes, o pragmatismo deve prevalecer nas negociações entre Brasil e Argentina.

“É natural, quando você tem afinidade, que as coisas progridem mais. Mas, digamos, que a diferença ideológica não é um impedimento. Do nosso lado não tem a menor dúvida, haverá pragmatismo. O pragmatismo não quer dizer que você tenha que aceitar ofensas, que você tenha que aceitar ameaças. Isso é outra coisa”, concluiu Amorim.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube