Na noite de quinta-feira (28), uma operação conjunta da Polícia Militar de Pernambuco, Guarda Municipal do Recife e Brigada Ambiental fiscalizou motoristas que desrespeitam as leis de trânsito nas principais vias do Recife. Focando especialmente nos motoqueiros após incidentes durante “rolêzinhos” na véspera de Natal, a ação teve blitzes surpresas em diversos pontos da cidade.
A iniciativa foi uma resposta às ações criminosas, especialmente durante o feriado de Natal, onde moradores relataram motoqueiros praticando manobras perigosas. A infração de “empinar” motos é considerada gravíssima, acarretando multa e suspensão do direito de dirigir.
O objetivo da operação foi garantir a segurança e tranquilidade dos cidadãos, coibindo práticas irresponsáveis no trânsito e a perturbação da ordem pública. O chefe de comunicação da Polícia Militar, coronel Luiz Cláudio de Brito, destacou a participação ativa da sociedade, encorajando denúncias de infrações de trânsito pelo número 190.
O artigo 17 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera a promoção de competições e eventos de veículos como infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir. O artigo 308, por sua vez, prevê penalidades mais severas para participação em corridas ilegais, podendo resultar em detenção, multa e suspensão da habilitação.
O levantamento da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) destaca que os motociclistas estão entre os principais envolvidos em acidentes de trânsito na cidade, com aumento de 3% nas vítimas em 2022. Infrações como desrespeitar sinal vermelho, ultrapassar pela contramão e pilotar sem capacete são apontadas como principais causas desses sinistros.