Câmara Temática de Segurança Hídrica

O Consórcio Nordeste estabeleceu a Câmara Temática de Segurança Hídrica durante uma reunião no Recife. Composta pelos governos dos nove estados nordestinos, a nova seção busca coordenar esforços para lidar com os impactos da seca, aprimorar o saneamento básico e garantir o abastecimento de água.

Diego Pessoa, subsecretário do Consórcio Nordeste, destacou que a discussão incluirá a criação do “Fundo da Caatinga”, uma proposta apresentada na Conferência do Clima (COP 28) em Dubai. O fundo visa captar recursos para a preservação do bioma.

“Esta reunião é para trabalhar um plano conjunto dos estados de estar cobrando do governo federal medidas concretas em relação à seca”, afirmou Diego Pessoa, subsecretário do Consórcio Nordeste.

Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, alertou que 106 municípios do estado estão em situação de emergência devido à escassez de chuvas, um número que pode aumentar diante da crise climática.

“Pernambuco tem uma população grande para pouca água. Então, somos naturalmente o estado que tem o maior déficit hídrico do país”, declarou Almir Cirilo.

Para mitigar os impactos, o governo está investindo na conclusão de adutoras, incluindo a do Agreste, do Alto Capibaribe e a proveniente da barragem de Serro Azul. Essas adutoras, em fase de teste, são cruciais para enfrentar a dramática escassez hídrica.

O encontro, realizado na Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, contou com representantes de sete dos nove estados nordestinos, unindo esforços para enfrentar os desafios da seca na região.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube