Luis Suárez, o renomado atacante uruguaio, recebeu o título de cidadão de Porto Alegre nesta terça-feira (29), em um momento que antecede sua iminente despedida do Grêmio.
“A honra de ser cidadão ilustre de uma cidade que me acolheu magnificamente desde o primeiro momento, desde a minha chegada ao aeroporto, tanto a mim como minha família, é algo muito especial”, compartilhou Suárez após o reconhecimento.
Maior artilheiro da seleção uruguaia, o “Pistolero” encerrará sua passagem pelo Grêmio ao término do Campeonato Brasileiro. Seu contrato, inicialmente até dezembro de 2024, foi reduzido devido a uma lesão crônica no joelho direito, que o impediria de manter o ritmo e a intensidade necessários no futebol brasileiro.
Especula-se que Suárez tenha um acordo para ingressar no Inter Miami, nos Estados Unidos, reencontrando seu amigo Lionel Messi. Agradeceu o carinho dos torcedores, tanto do Grêmio quanto dos rivais, um reconhecimento raro e especial.
Na cerimônia na Câmara Municipal de Porto Alegre, o vereador Airto Ferronato justificou a homenagem pela projeção mundial do jogador, seu compromisso com a família e a visibilidade que trouxe à cidade desde sua chegada.
Além do título de cidadão, Suárez recebeu a medalha do Mérito Farroupilha, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Emocionado, ressaltou a dificuldade de deixar a cidade, mas celebrou seus feitos no Grêmio, onde além dos gols, impulsionou vendas do clube e o retorno à elite do Brasileirão.
Mesmo com a despedida iminente, Suárez deixa um legado e contribuição marcantes para o Grêmio, repleto de conquistas em campo e um impacto significativo fora dele, fortalecendo os laços entre o clube e a comunidade