Lionel Messi, um dos maiores astros do futebol mundial, não apenas celebrou sua oitava Bola de Ouro em sua carreira, mas também usou o momento para prestar homenagem ao seu ídolo Diego Maradona, que completaria 63 anos no dia da premiação.
Em seu discurso emocionado, Messi compartilhou palavras de carinho a Maradona, lembrando do amor mútuo pelo futebol e do aniversário do ícone argentino. Ele disse: “Quero fazer uma menção final a Diego (Maradona). Hoje é seu aniversário, então não acho que tenha lugar melhor para parabenizá-lo do que cercado por jogadores, treinadores, por pessoas que amam o futebol como ele amava. Então, onde quer que você esteja, parabéns, Diego. Este prêmio também é para você. Compartilho-o com você e com toda a Argentina.”
Messi venceu a Bola de Ouro depois de superar concorrentes como Erling Haaland, Kylian Mbappé e Kevin de Bruyne. O jogador, atualmente no Inter Miami dos Estados Unidos, foi agraciado com o prêmio devido à sua brilhante atuação na última Copa do Mundo, realizada no Catar, onde a Argentina saiu campeã, com Messi como o grande destaque do torneio.
Em seu discurso, Messi refletiu sobre a sua carreira notável: “Nunca imaginei que teria a carreira que eu tive. Tive a sorte, graças a Deus, de atingir todos os meus objetivos, de conseguir tudo no futebol, o que é muito difícil.”
O jogador também destacou sua gratidão ao Barcelona, onde passou a maior parte de sua carreira: “Eu tive a sorte, como Aitana disse antes, de ter jogado no melhor time do mundo, o melhor time da história, o que deixa tudo mais fácil para vencer títulos, e isso leva a prêmios individuais.”
Além disso, Messi enalteceu seus companheiros da Seleção Argentina, que o ajudaram a conquistar o sonho de vencer a Copa do Mundo no ano passado: “Eu tive muitos momentos difíceis, principalmente com a Argentina, nos quais as coisas não foram boas para mim. E eu digo de novo, eu nunca deixei meus braços caírem, eu segui lutando até poder vencer a Copa América (em 2021), a ganhar a Copa do Mundo, e eu sinto muito orgulho de não ter apenas tentado, mas também conseguido.”