Governo de São Paulo Lança Guia Turístico das Padarias do Estado A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) apresentou na terça-feira (17) o “Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo,” destacando 148 padarias de 30 municípios paulistas que possuem características especiais para moradores e turistas. A publicação é fruto de uma parceria entre a Setur-SP, a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de SP (Aipan) e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão).
O guia inclui curiosidades, como a maior padaria da América Latina, com 2,5 mil m², localizada na capital, e uma das mais antigas do país, em Santana de Parnaíba. Ele também destaca padarias do tipo boutique em municípios como São Bernardo do Campo, entre outras. Além disso, o guia ressalta a influência de diversas nacionalidades nas padarias, como as italianas, judaicas, francesas e outras.
São Paulo possui 12,7 mil padarias, quase o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado. Segundo o Sebrae, aproximadamente 100 padarias são abertas diariamente no Brasil, com 70% delas sendo de microempreendedores individuais (MEIs).
O presidente do Sampapão, Rui Gonçalves, expressou sua gratidão pela parceria com o Governo de São Paulo e afirmou que planejam incluir mais 150 padarias no guia até o próximo ano. O secretário de Turismo de Viagens de SP, Roberto de Lucena, destacou a importância das padarias na cultura de São Paulo e seu potencial para o turismo gastronômico.