Novak Djokovic reforçou sua posição de destaque ao atingir uma marca histórica: sua 400ª semana como número 1 do ranking da ATP. Após a conquista do título do ATP Finals em Turim no domingo, o sérvio ampliou sua liderança em relação ao segundo colocado, Carlos Alcaraz, na atualização desta segunda-feira.
A classificação do Top 20 permaneceu inalterada, e Thiago Wild é o único brasileiro no Top 100, tendo perdido cinco posições e agora ocupando o 80º lugar.
Com 36 anos, Djokovic encerra a temporada como número 1 pela oitava vez, superando ícones como Pete Sampras e Roger Federer, que alcançaram essa posição seis e cinco vezes, respectivamente. Em termos de semanas na liderança do ranking, Federer detém o recorde com 310 semanas, seguido por Sampras com 286.
“Tenho uma fome contínua por recordes e títulos”, afirmou Djokovic no sábado. Com uma vantagem de 2.390 pontos sobre Alcaraz, o sérvio, apesar da idade, demonstra uma hegemonia impressionante, conquistando três torneios de Grand Slam em 2023 e consolidando-se com