Operação Efeito Helicóptero: Polícia Civil de PE Prende Suspeitos de Tráfico

A Polícia Civil de Pernambuco lançou a “Operação Efeito Helicóptero” nesta quarta-feira (25) com o objetivo de prender mais de 66 suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que atuavam em 20 estados do Brasil. A quadrilha movimentou cerca de R$ 500 milhões entre 2021 e 2022. No total, 140 pessoas estão sob investigação.

A operação envolveu 84 mandados de busca e apreensão e incluiu o sequestro de veículos e imóveis, bloqueio judicial de contas bancárias e criptomoedas, além da revogação do registro e porte de arma de fogo. Entre os mandados de prisão cumpridos até o momento, 17 foram direcionados a homens já cumprindo pena em presídios de Pernambuco.

Esta operação, que a Polícia Civil estadual classifica como uma das maiores de sua história, contou com a participação de 340 agentes pernambucanos e policiais civis e federais de outros estados. A ação é coordenada em parceria com a Diretoria de Operações Integradas (Diopi) e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os alvos dos mandados estavam distribuídos em oito cidades de Pernambuco, bem como em outros estados, incluindo Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

A investigação teve início após a apreensão de 23 quilos de cocaína no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. Um indivíduo foi preso pela Polícia Militar na ocasião, o que levou à investigação sobre os financiadores, fornecedores e beneficiários do crime. Presidiários de várias unidades prisionais em Pernambuco foram identificados como financiadores do tráfico e remetiam a droga para cúmplices fora das prisões.

O dinheiro resultante da venda das drogas era enviado para empresas de fachada em outros estados, incluindo empresas de eventos, mídias digitais e comércio de ouro. As transações financeiras entre os envolvidos totalizaram cerca de meio bilhão de reais, com alguns presidiários movimentando mais de R$ 3 milhões. Nove pessoas tiveram criptoativos bloqueados como parte da operação.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube