PF investigará visita de Bolsonaro à embaixada; Ministro Moraes solicita esclarecimentos em 48 horas.
Ex-presidente Bolsonaro, em visita à embaixada húngara, indaga sobre legalidade de pernoite no local. Filmagens do jornal The New York Times revelam sua chegada e acomodações internas, levantando questionamentos sobre premeditação da visita. A Polícia Federal (PF) investigará o caso após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que solicitou esclarecimentos em 48 horas.
As imagens mostram agilidade dos funcionários em acomodar Bolsonaro, trazendo travesseiros e supostamente itens pessoais. O ex-presidente circula pelo pátio interno acompanhado de um auxiliar, enquanto sua permanência na embaixada é objeto de escrutínio por autoridades.
Ontem, o Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador húngaro, Miklos Halmai, para esclarecimentos sobre o encontro, mas as respostas foram evasivas. Os advogados de Bolsonaro alegam que a estadia visava discutir cenários políticos. Bolsonaro, por sua vez, minimiza as críticas e desvia a atenção para outros temas, questionando a legalidade da estadia na embaixada.