Na manhã desta terça-feira (30/1), aos 78 anos, a renomada atriz Jandira Martini faleceu após uma longa batalha contra um câncer de pulmão. A notícia foi confirmada pelo ator Marcos Caruso, grande amigo da artista, em uma emotiva publicação nas redes sociais. Conhecida por seu papel como Zoraide em “O Clone”, Jandira Martini deixou uma marca indelével no cenário televisivo brasileiro.
“Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”, expressou Caruso em seu tributo no Instagram.
A atriz Eliana Guttman também lamentou a perda, escrevendo: “Querida, amada, grande atriz. Meu coração já dói de saudades. Obrigada por tudo e tanto talento. RIP Jandira Martini.”
Nascida em Santos, São Paulo, em 1946, Jandira Martini graduou-se em Letras pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e, posteriormente, em Interpretação pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP). Sua carreira na televisão começou em 1966, destacando-se em 1987 como Teodora na novela “Sassaricando”. Com participações em diversas produções, incluindo A História de Ana Raio e Zé Trovão, Jandira também marcou presença na Rede Manchete e no SBT.
Após um período afastada, a atriz retornou à Globo em 2001 na minissérie “Os Maias” e esteve em várias produções, como “O Clone”, “América”, “Caminho das Índias” e “Salve Jorge”. O legado de Jandira Martini na televisão brasileira permanecerá como um testemunho de seu talento e contribuição inestimável à arte.