“Riso Galileu” Leva Alegria e Bom Humor

Na última sexta-feira (19), risadas e bom humor tomaram conta do Hospital Público Estadual Galileu, localizado na região metropolitana de Belém, com o início do projeto “Riso Galileu”. A iniciativa visa proporcionar bem-estar físico e mental, de forma leve e divertida, aos pacientes e acompanhantes que enfrentam o ambiente hospitalar.

Nayan Gonçalves, de 13 anos, um dos pacientes do hospital, expressou sua empolgação com a ação. Internado desde terça-feira (16) para exames pré-operatórios devido a uma fratura na perna esquerda ocorrida enquanto jogava bola, Nayan elogiou a interação com os palhaços do projeto: “Gostei de tudo aqui, estou sendo bem atendido. Os palhaços brincaram comigo, ri muito. Eu queria arrancar a peruca dele”, brincou.

Rafael Nascimento, de 38 anos, também foi surpreendido pela equipe de palhaços, que entrou na enfermaria cantando parabéns pelo seu aniversário. Rafael, que está no hospital desde segunda-feira (15) para um procedimento na perna direita, destacou a alegria proporcionada pela visita inesperada: “Não estávamos esperando, mas foi muito bom. Eles alegraram realmente esse dia”.

A coordenadora de humanização do HPEG, Anny Segóvia, explica que o projeto busca trazer bem-estar físico e mental de maneira leve e divertida aos pacientes hospitalares. A iniciativa ocorrerá semanalmente, às sextas-feiras, com o apoio de voluntários previamente agendados.

“Quando compartilhamos bom humor e o riso, contribuímos para o estado de felicidade das pessoas. E, além disso, ainda fortalece o nosso sistema imunológico, aumenta a nossa energia, ajuda a diminuir a dor, protege contra os efeitos do estresse, estimula a liberação da endorfina, que promove o prazer. São muitos os benefícios”, destaca Anny Segóvia.

A diretora-executiva do HPEG, Liliam Gomes, ressalta o compromisso da unidade com o cuidado humanizado e projetos que melhoram a qualidade de vida física e emocional dos pacientes. “Uma assistência de qualidade, acolhedora, segura e humanizada são práticas essenciais para quem está em tratamento. Isso é proporcionar uma experiência positiva para quem está debilitado e precisa permanecer em um hospital”, pondera.

O Hospital Galileu, administrado pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é uma unidade de baixa e média complexidade que atua como retaguarda cirúrgica para pacientes de traumas ortopédicos, sendo referência em reconstrução de traqueia. Localizado na avenida Mário Covas, dispõe de 104 leitos de internação.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube