Brasil assumiu Presidência do G20

Sexta-feira (1º/12), o Brasil assumiu, pela primeira vez, a presidência rotativa do G20, grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e, a partir deste ano, a União Africana. A presidência brasileira terá a duração de um ano e visa promover três eixos fundamentais: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável; e reforma da governança global.

O país anuncia uma série de iniciativas para marcar o início de sua liderança no G20. Entre elas, destaca-se a internacionalização das plataformas de comunicação do grupo, com o site oficial e as redes sociais passando a oferecer conteúdo em três línguas: português, inglês e espanhol. Essa medida busca ampliar a acessibilidade e a compreensão das ações do G20 para uma audiência mais diversificada.

Além disso, o Brasil planeja realizar projeções no Museu da República, em Brasília, durante a noite desta sexta-feira, transmitindo as principais mensagens e objetivos da presidência brasileira do G20. Essa iniciativa simboliza o comprometimento do país em compartilhar sua visão e promover o engajamento público.

Ao assumir a presidência, o Brasil assume a responsabilidade de organizar encontros temáticos e setoriais entre os países do G20 ao longo do ano. Destaca-se que o Rio de Janeiro será o local da 19ª Cúpula do G20, programada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024. O Brasil busca liderar o grupo de forma proativa, buscando soluções colaborativas para os desafios globais e fortalecendo a cooperação internacional.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube