João Azevêdo inaugura Salão Artesanal

João Azevêdo inaugura 38° Salão do Artesanato Paraibano

Campina Grande, Paraíba – O governador João Azevêdo deu início, nesta quinta-feira (6), ao 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande. Com o tema “A arte de quem vive da fé”, uma homenagem aos artesãos santeiros, o evento promete valorizar a rica tradição artesanal da região.

Durante a cerimônia, o governador autorizou o lançamento do edital Artesanato Vivo, que irá investir R$ 600 mil na valorização da produção artesanal local.

O Salão do Artesanato de Campina Grande ficará aberto até o dia 30 de junho, em uma estrutura montada na Avenida Brasília, ponto estratégico da cidade, conhecida por sediar o maior São João do Mundo e atrair um grande fluxo de turistas.

A estimativa é de que mais de 90 mil pessoas visitem o local, gerando um movimento econômico de mais de R$ 3 milhões em negócios.

João Azevêdo destacou a importância do evento como impulsionador da economia criativa. “O artesanato não é apenas cultura e história, mas também um segmento econômico que gera emprego e renda. São mais de 500 artesãos fazendo negócios, e nossa meta é colocar o artesanato em um patamar ainda mais elevado”, ressaltou o governador.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, desejou sucesso aos artesãos presentes. “Além das belas peças, teremos apresentações culturais e o melhor da gastronomia nordestina. Agradeço a todos os nossos parceiros e tenho certeza de que teremos um evento abençoado”, afirmou.

O vice-governador Lucas Ribeiro destacou a importância do evento para a renda dos artesãos. “Os artesãos têm uma renda importantíssima neste mês. Parabenizo toda a equipe do Programa do Artesanato Paraibano pela dedicação”, disse.

O ministro em exercício do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Tadeu Alencar, parabenizou o Governo da Paraíba pela organização do evento e valorização da cultura popular.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, celebrou o sucesso da abertura do Salão do Artesanato. “O evento cresceu muito e teremos uma vasta programação folclórica, além de produtos inovadores para o Salão”, destacou.

Nesta edição, 10 artesãos santeiros estão sendo homenageados, a maioria do município de Lagoa Seca, berço da arte santeira na Paraíba.

O Salão está aberto ao público das 15h às 22h, com entrada gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para o projeto Salão Solidário, que irá ajudar os artesãos do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas.

O evento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de auxiliares da gestão estadual.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube