Faltando apenas um dia para o fim do prazo limite para desincompatibilização de gestores que ocupam cargos comissionados, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), deve anunciar a sua saída do primeiro escalão do governo estadual e se dedicar exclusivamente à sua pré-campanha a prefeito do Recife.
Esta ação não é exclusividade de Coelho; todos os pré-candidatos a prefeito que pretendem disputar as eleições de outubro e exercem cargos comissionados precisam deixar as suas funções até o dia 6 deste mês, exatamente quatro meses antes das eleições.
Com o atual prefeito João Campos (PSB) despontando como favorito nas pesquisas de intenção de voto, Daniel Coelho sabe que esta deverá ser uma das eleições mais difíceis de sua trajetória política. Pela primeira vez, Coelho estará do outro lado e contará com a máquina estadual ‘moendo’ a seu favor, uma vez que tem o apoio irrestrito da governadora Raquel Lyra (PSDB) e do seu grupo político.
Apesar de contar com o apoio do PSDB, Cidadania, Podemos, PP e o próprio PSD, a escolha do vice ainda é um mistério e parece ser guardada a sete chaves. Há quem aposte que o Palácio tentará fazer um movimento para garantir o PDT com a indicação do vice de Daniel.
Uma coisa é certa: quando se trata de eleição, não existe jogo ganho, e a disputa só é definida na contagem dos votos. No Recife, é muito provável que a eleição se encaminhe para um segundo turno. Enquanto Daniel Coelho é o nome da governadora Raquel Lyra, a oposição mais conservadora terá como opção o ex-ministro de Bolsonaro, Gilson Machado Neto (PL). No campo da esquerda, quem deverá dividir os votos com Campos é a deputada Dani Portela, do PSOL.
MOBILIDADE — Nesta quarta (5), a governadora Raquel Lyra (PSDB) oficializa à integração do transporte urbano de Camaragibe, na RMR, ao Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM).
PETROLINA — O prefeito Simão Durando vive um momento ‘ímpar’ na política e não deve encontrar dificuldades para buscar a reeleição. Com uma gestão bem avaliada, o prefeito segue praticamente sem oposição.
JABOATÃO — Com bolsonaristas divididos entre Mano Medeiros (PL) e Clarissa Tércio (PP), o pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), desponta como favorito e deve liderar disputa no 1º turno.
ESPECULAÇÃO — Contrariando a informação de que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), teria informado ao presidente Lula que não indicaria um vice do PT, aliados afirmam que a questão ainda não está definida.
BRONCA — O pré-candidato a Prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), circulou na Câmara dos Deputados com broche de uso exclusivo dos deputados federais. O ato pode configurar crime de falsidade ideológica.