Faltando pouco mais de quatro meses para as eleições, o prefeito e candidato à reeleição João Campos (PSB) emerge como o grande favorito em todas as pesquisas realizadas no Recife. Em dados apresentados pela pesquisa Atlas/CNN Brasil (PE-05351/2024), divulgada em 26 de abril, Campos atinge um percentual impressionante de 57,3%, deixando seus concorrentes distantes em números.
Apesar da ampla vantagem nas pesquisas, na campanha ele enfrentará candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela governadora Raquel Lyra (PSDB). Contudo, o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aliado histórico da família Campos, deve fortalecer sua posição.
Para consolidar sua base política, Campos tem costurado importantes apoios partidários, como o do União Brasil, conquistado na última semana. A adesão desse partido pode gerar apoio do PSB ao candidato Elmar Nascimento à Presidência da Câmara dos Deputados.
Apesar de contar com Lula como cabo eleitoral, Campos não pretende ceder a vice na chapa para o PT, já que é cogitado como um dos candidatos ao governo de Pernambuco em 2026. É provável que, se reeleito, Campos opte por uma chapa pura, com outro nome do PSB assumindo o governo em seu lugar, caso precise deixar o cargo para futuras candidaturas.
A expectativa é de que a decisão sobre a formação da chapa seja tomada ao final do prazo das convenções partidárias, que vai de 20 de julho a 5 de agosto.