Trens voltam a operar em Porto Alegre

O Trensurb voltou a funcionar em operação emergencial hoje de manhã na região metropolitana de Porto Alegre após 27 dias de paralisação devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Os trens fazem a rota que sai de Canoas em direção a Novo Hamburgo, com operação iniciada às 8h22 a partir da Estação Mathias Velho, em Canoas, e deve atender cerca de 30 mil pessoas diariamente, segundo estimativa do Trensurb. O serviço conta com oito composições circulando por 10 horas ao dia em 13 estações, passando por Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, em um trajeto de 26 quilômetros.

As viagens terão intervalo de 35 minutos até às 18h, e devido aos danos causados pelas chuvas no sistema de bilhetagem, os passageiros não serão cobrados pela tarifa em um primeiro momento. Para seguir viagem até a capital, os passageiros terão à disposição o ônibus da Transcal, com passagem custando R$ 6,85 na rota entre a estação Mathias Velho, em Canoas, e o Terminal Conceição, na Voluntários da Pátria, em Porto Alegre.

A chance de reabertura ainda neste ano das estações Mercado Público, Rodoviária e São Pedro, na capital, é pequena devido aos estragos causados pelas chuvas, conforme estimativa do Trensurb. A retomada da circulação foi acompanhada por ministros do governo Lula, como Paulo Pimenta (ministro de Apoio à Reconstrução do RS) e Waldez Góes (ministro da Integração e Desenvolvimento Regional), que estiveram presentes junto a Fernando Marroni, presidente da Trensurb, na ação. Esta retomada representa mais um passo para restabelecer a normalidade dos serviços essenciais no Rio Grande do Sul, oferecendo à população a oportunidade de utilizar este serviço público fundamental.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube