O advogado de Donald Trump, Todd Blanche, afirmou que a equipe jurídica já esperava pelo veredito de culpado, mas que ficaram “muito surpresos” quando souberam que um veredito havia sido alcançado no julgamento secreto do ex-presidente dos EUA nesta quinta-feira (30). Blanche esclareceu que a surpresa não foi de choque extremo, mas sim um reconhecimento de que estavam preparados para esse resultado. A declaração ocorreu após o júri informar, no final da tarde, que havia chegado a uma decisão, surpreendendo a equipe que se preparava para continuar o julgamento no dia seguinte.
Blanche comentou sobre as expectativas de Trump em relação ao veredito. Trump acreditava que poderia haver um júri empatado, o que, segundo Blanche, teria sido o mais próximo de uma vitória para eles. No entanto, Blanche destacou que a equipe estava preparada para uma condenação e que esse resultado era esperado. Trump é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado em um processo criminal, o que marca um momento histórico no país. O veredito, anunciado no Tribunal de Nova York, considerou Trump culpado de 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais.
Além da condenação criminal, Trump enfrenta diversos processos na esfera civil, incluindo acusações de conduta sexual imprópria, difamação e fraude empresarial. O processo de fraude fiscal, pelo qual Trump foi condenado, envolve o pagamento de US$ 130 mil à atriz de filmes adultos Stormy Daniels, para silenciá-la sobre um suposto caso com Trump em 2006. Os pagamentos à Daniels foram inicialmente feitos por Michael Cohen, ex-advogado de Trump, e posteriormente reembolsados por Trump por meio da sua empresa, a Trump Organization, sendo registrados falsamente como “despesas legais”.
Apesar da condenação, Trump ainda pode concorrer à presidência dos Estados Unidos. A legislação americana permite que ele seja candidato, desde que cumpra três requisitos: ser residente nos EUA há pelo menos 14 anos, ter pelo menos 35 anos e ser um cidadão nato dos Estados Unidos. A sentença do julgamento será proferida dias antes do anúncio oficial da candidatura do Partido Republicano à presidência, e as eleições americanas estão marcadas para 5 de novembro.