Governo: pedidos PF Lula

Durante o terceiro mandato do presidente Lula, os pedidos de investigação enviados pelo governo à Polícia Federal aumentaram significativamente, ultrapassando em mais de três vezes as solicitações feitas durante todo o governo de Bolsonaro. Entre janeiro de 2023 e abril deste ano, o Ministério da Justiça encaminhou 159 pedidos de abertura de inquérito à PF, com uma média de 9,9 por mês. Em contraste, entre 2019 e 2022, foram enviadas apenas 44 solicitações, resultando em uma média de 0,9 por mês. Esses dados foram levantados pelo UOL junto ao ministério.

A maior parte dos pedidos foi feita durante a gestão de Flávio Dino no Ministério da Justiça, que ocupou o cargo de janeiro de 2023 a janeiro deste ano. Dos 159 pedidos encaminhados, 135 foram feitos em 2023, sob sua liderança, enquanto 24 ocorreram na gestão de Ricardo Lewandowski, que assumiu em fevereiro. A maioria das solicitações refere-se a investigações de crimes contra a honra, envolvendo membros do primeiro escalão do governo. Dentre esses, 65 estão relacionados especificamente ao presidente Lula e à primeira-dama Janja da Silva, número que supera todas as solicitações feitas durante a gestão Bolsonaro.

Os pedidos de investigação de crimes contra a honra envolvendo Lula e Janja aumentaram sob a gestão de Lewandowski. Embora a maioria das solicitações para investigar esses crimes tenha ocorrido durante a gestão de Dino em números absolutos (47), a média mais alta de pedidos por mês foi registrada sob Lewandowski, totalizando 18, ou seja, uma média de 6 por mês.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube