O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, expressou satisfação durante entrevista concedida a uma rádio de Pernambuco nesta segunda-feira (6) ao anunciar a retomada das obras da Transnordestina, entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, na Região Metropolitana. As intervenções, que estavam paralisadas na gestão anterior, agora são retomadas por meio do Novo Pac, do Governo Lula, com um investimento previsto de R$ 450 milhões para esta etapa.
“É essencial trabalharmos para trazer obras importantes para Pernambuco. Hoje, o edital de licitação da Transnordestina foi publicado, o que é fundamental para o desenvolvimento do estado e de Suape. Tenho me empenhado nesse projeto ao lado do Ministro Renan Filho (Transportes) e de outros ministros, visando concretizar a Transnordestina e outras obras estruturantes”, destacou Silvio Costa Filho.
A ferrovia, de extensão superior a 1,2 mil quilômetros, atravessará 53 municípios nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, proporcionando uma capacidade de transporte de 30 milhões de toneladas por ano quando concluída.
Durante a entrevista, o ministro ressaltou ainda as intervenções realizadas por sua pasta, que representam um significativo volume de investimentos em Pernambuco. “Estamos trabalhando no Aeroporto de Caruaru em parceria com o Governo do Estado, além das duplicações das BR-423 e BR-232, diversos projetos do Minha Casa Minha Vida, o crescimento da Fiat e os investimentos previstos de mais de R$ 2 bilhões no Porto de Suape. Estou confiante de que essas ações do Governo Federal trarão benefícios concretos para Pernambuco”, concluiu Silvio Costa Filho.