Brenda Nathielle, uma influenciadora digital de 29 anos residente em Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais, compartilhou em suas redes sociais a surpreendente notícia de sua quarta gravidez. O que torna essa gravidez particularmente inesperada é o fato de que Brenda havia passado por uma laqueadura como método contraceptivo após a terceira gestação e, antes disso, também experimentou uma gravidez enquanto usava DIU.
“Demorei muito tempo para acreditar que estava vivendo isso de novo, talvez por como foi a gestação do DIU, precisei de muita terapia pra superar tudo, todos os traumas que ficou psicologicamente falando. Então a nova gestação caiu como uma bomba”, compartilha Brenda.
A médica obstetra de Brenda, Marina Neves, explicou que, embora os métodos contraceptivos sejam geralmente seguros, nenhum deles é 100% eficaz. A falha desses métodos é rara, mas possível. O caso de Brenda é um exemplo disso.
Brenda optou pela laqueadura após o fracasso do DIU, durante o parto de sua terceira filha em 2023. “Eu e meu marido optamos juntos pela laqueadura, porque eu já iria passar pela cesárea de qualquer forma, e daí não usávamos outro método. Mas, veio novamente o atraso e os enjoos, eu sempre enjoo muito nas minhas gestações. No dia 1º de abril, decidi fazer um teste e mais uma vez, um susto, ainda maior que o outro”, relembra Brenda.
O caso de Brenda não apenas surpreendeu a influenciadora, mas também sua médica. “Eu conversei muito com ela. Tem 15 anos que eu faço laqueadura e quando vi a mensagem dela, falei: ‘Não é possível que é ela’. Mas, é possível. Tudo é possível”, disse Marina.
Agora, o casal está considerando a vasectomia como uma medida adicional de contracepção. Apesar dos sustos, eles estão ansiosos para a chegada do novo membro da família. “Eu estou de 7 semanas, e agora estamos mais tranquilos e cheios de planos, afinal, a família nova já nem cabe em um carro normal”, brincou Brenda.