Fim de faixas salariais PMs/BMs

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, por cinco votos a quatro, o projeto da governadora Raquel Lyra (PSDB) que prevê a extinção escalonada das faixas salariais de policiais militares e bombeiros até 2026. Os votos favoráveis partiram de Izaías Régis (PSDB), Henrique Queiroz Filho (PP), João de Nadegi (PV), Socorro Pimentel (União Brasil) e Débora Almeida (PSDB), enquanto a oposição foi representada por Alberto Feitosa (PL), Diogo Moraes (PSB), Eriberto Filho (PSB) e Rodrigo Farias (PSB).

Além disso, o projeto inclui um aumento salarial de 3,5% em 2024 e 2025, e de 3% no último ano de implementação da medida, totalizando um custo de R$ 1,8 bilhão, com a criação da faixa única. No entanto, tanto policiais militares quanto bombeiros defendem a extinção imediata das faixas, o que não foi contemplado na proposta original.

O relator Diogo Moraes (PSB) tentou antecipar a extinção para 2025, alinhando-a à previsão do aumento da arrecadação do estado, mas sua emenda foi rejeitada. O deputado Coronel Feitosa (PL) expressou indignação com o processo de aprovação do texto, ressaltando que a governadora havia prometido o fim imediato das faixas.

A medida agora segue para análise das comissões de Administração e Segurança antes de ser votada no Plenário, prevista para a próxima semana.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube