Sudene e Sebrae: parcerias convergentes

Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) – O fortalecimento da relação entre Sudene e Sebrae e a criação de novas parcerias entre as duas entidades foram debatidos durante o encontro da Associação dos Sebraes Estaduais (Abase) do Nordeste, realizado no Vale do São Francisco, nesta quinta-feira (11).

A presença dos gestores da Sudene no evento ocorreu um dia após a reunião do superintendente Danilo Cabral com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, em Brasília (DF), na quarta-feira (10). “Queremos buscar maneiras de colaborar em ações que promovam o desenvolvimento regional, especialmente nas áreas de bioeconomia, inovação para micro e pequenas empresas, energia renovável e apoio a empresas de base tecnológica”, afirmou o superintendente.

Sudene e Sebrae já são parceiros em uma iniciativa para impulsionar a inovação na região de atuação da Autarquia, por meio do suporte a startups. Está em análise a expansão dessa iniciativa para este ano.

“Realmente, as duas instituições têm interesses comuns. A Sudene é a precursora do Sebrae, com os NAIs. Nós temos uma trajetória em comum, às vezes nos distanciamos, mas essa parceria é inerente, pois nossas agendas têm muitos pontos em comum”, afirmou Luiz Alberto Amorim, vice-presidente da Abase Nordeste e diretor-superintendente do Sebrae-PB. Ele se referiu aos Núcleos de Assistência Industrial, originados a partir de convênios da Sudene com universidades federais, indústrias, bancos e governos estaduais. Essa iniciativa foi a base para a criação do Sebrae.

Ensino superior – Mais cedo, os dirigentes da Sudene estiveram na Reitoria da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), onde foram recebidos pelo reitor Telio Nobre Leite e pela vice-reitora Lúcia Marisy de Oliveira. Eles discutiram o andamento das parcerias entre Sudene e Univasf, como o Fruitech e o Impacta Bioeconomia.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube