Cresan Recife é o primeiro equipamento de referência em segurança alimentar e nutricional em Pernambuco e o segundo de uma capital do Nordeste
A Prefeitura do Recife inaugurou o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (Cresan), como parte dos esforços para combater a fome entre os mais vulneráveis socialmente. Esta é a primeira instalação desse tipo em Pernambuco e a segunda em uma capital nordestina, após São Luís (MA). Localizada na Zona Norte, a Cresan oferecerá atendimento ao público de segunda a sexta-feira.
O prefeito João Campos participou da inauguração, que também marcou a assinatura do interesse para a estratégia de segurança alimentar nacional, o Alimenta Cidades. Esta iniciativa visa coordenar a segurança alimentar da cidade e gerir equipamentos como restaurantes populares e casas de acolhimento, promovendo um ambiente mais equilibrado.
O Cresan será a sede da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional (Unidsan), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife. O local contará com uma horta e uma cozinha para atividades de educação alimentar, visando ser uma referência no acesso à alimentação de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade.
A inauguração do Cresan coincide com o lançamento do Recife Sem Fome, uma estratégia para fortalecer o compromisso do poder público no combate à fome na cidade. Além disso, faz parte do programa a reestruturação da Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/Recife), com o objetivo de promover políticas públicas de combate à fome de maneira intersetorial dentro do poder público.