Nesta quarta-feira (20), a Neuralink, empresa fundada pelo bilionário Elon Musk, revelou o paciente que recebeu o primeiro implante de chip cerebral da empresa, realizado no fim de janeiro. Em uma transmissão ao vivo no X (antigo Twitter), o paciente, Noland Arbaugh, de 29 anos, demonstrou como usa o equipamento para controlar seu computador.
Noland Arbaugh, que ficou tetraplégico em um acidente de carro há oito anos, afirmou durante a transmissão que não possui sensação ou movimento abaixo da área da lesão, ou seja, abaixo dos ombros. Uma das atividades que ele não conseguia realizar com frequência desde o acidente era jogar xadrez, mas agora, graças ao implante cerebral da Neuralink, ele consegue controlar o jogo apenas com seus pensamentos.
Durante a demonstração, o vídeo mostrou o ponteiro de um mouse movendo-se na tela do computador, tudo controlado por meio dos pensamentos de Nolan. “Eu tenho muita sorte de fazer parte disso”, disse ele, emocionado.
Noland também ressaltou que o implante ainda não é perfeito e que há alguns problemas a serem resolvidos. “Não quero que as pessoas pensem que é o fim da jornada, ainda há muito trabalho a ser feito. Mas já mudou a minha vida”, afirmou.
O implante cerebral realizado em Noland foi o primeiro da Neuralink, sendo autorizado pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) oito meses antes do procedimento. A empresa abriu inscrições para voluntários, exclusivamente para pessoas com paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica, antes de realizar o implante.
A demonstração de Noland Arbaugh destaca o avanço significativo na interface entre a mente humana e a tecnologia, abrindo possibilidades promissoras para aqueles que enfrentam desafios de mobilidade devido a lesões ou doenças neurológicas.