Lula convoca ministros após queda

A alta nos preços, especialmente dos alimentos, contribui para a queda de popularidade do governo petista.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os ministros para a primeira reunião ministerial deste ano, marcada para às 9h desta segunda-feira (18/3) no Palácio do Planalto. O encontro ocorre após pesquisas recentes apontarem queda de popularidade do governo federal.

Na última sexta-feira (15/3), Lula admitiu que está “aquém do que o povo esperava”, destacando que as medidas tomadas no início de seu mandato começarão a surtir efeito neste ano.

Um dos motivos apontados para a queda de popularidade é o aumento dos preços, principalmente dos alimentos. Pesquisas como a AtlasIntel revelam que 53% dos entrevistados consideram a situação econômica atual ruim. Além disso, 73% sentiram aumento nos preços dos alimentos, 63% nas contas em geral e 51% nos combustíveis, conforme apontado pela Quest.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atribuiu o aumento nos preços dos alimentos, em parte, às altas temperaturas e chuvas em regiões produtoras. Em janeiro, a inflação de alimentos foi de 1,38%, desacelerando para 0,97% em fevereiro, segundo a prévia do IPCA. Enquanto isso, o preço da gasolina subiu 12,5% em 2023 e aumentou novamente em fevereiro após o aumento das alíquotas do ICMS.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube