O Galo da Madrugada: Tradição no Carnaval do Recife

A cidade do Recife, conhecida por sua rica tradição carnavalesca, abriga há quase meio século o desfile do que é hoje reconhecido como o maior bloco carnavalesco do mundo: O Galo da Madrugada. O bloco, fundado em 1978, conquistou seu lugar no Guinness World Records como o maior bloco de Carnaval do planeta.

Enquanto muitos podem pensar que o Cordão da Bola Preta, tradicional no Rio de Janeiro e que desfila no Sábado de Zé Pereira, seja o maior bloco do Brasil ou do mundo, o Galo da Madrugada, ao longo dos últimos 30 anos, se destacou e recebeu esse título.

O Galo da Madrugada já se encontra na Ponte Duarte Coelho desde a última quarta-feira (7), ansioso pela chegada dos milhões de foliões que o seguem pelas ruas do centro do Recife. O desfile do bloco marca o início oficial das festividades carnavalescas na capital pernambucana.

Outros blocos carnavalescos também têm seu destaque, como o Cordão da Bola Preta no Rio de Janeiro, o Bloco Eva em Salvador, o Monobloco em São Paulo, o Bloco da Calixto em Belo Horizonte, e o Eu Acho É Pouco em Olinda.

A programação do Galo da Madrugada deste ano conta com diversos trios elétricos e atrações, incluindo artistas como Elba Ramalho, André Rio, Geraldinho Lins, Otto, Vanessa da Mata, Marcelo Falcão, Gaby Amarantos, entre outros.

O Carnaval do Recife é marcado pela diversidade cultural, descentralização das festividades com vários polos pela cidade e mais de 3 mil apresentações, consolidando a cidade como um dos destinos mais animados e tradicionais para os amantes do Carnaval no Brasil.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube