O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Berlim no domingo (3) para uma série de compromissos com líderes políticos alemães, após participar da COP28 em Dubai. A agenda, estendendo-se até terça-feira (5), tem como objetivo definir os “novos passos da relação entre Brasil e Alemanha”, de acordo com o Planalto.
Lula destacou, em redes sociais, a intenção de fortalecer a parceria em diversas áreas, incluindo energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. Ele enfatizou a retomada do diálogo com a Alemanha, uma das maiores economias do mundo, que tinha sido negligenciada em governos anteriores.
O comércio bilateral entre Brasil e Alemanha movimentou US$ 19 bilhões em 2022, segundo o Itamaraty, consolidando a Alemanha como o quarto maior parceiro comercial do Brasil no mundo e o primeiro na Europa.
A agenda para segunda-feira (4) prevê a participação de Lula em uma reunião entre ministros da Alemanha e do Brasil, onde são esperadas assinaturas de acordos em áreas como meio ambiente, agricultura e ciência. O presidente também se reunirá com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e participará de um fórum empresarial com representantes de ambos os países.
No primeiro compromisso em Berlim, Lula jantou com o chanceler alemão, Olaf Scholz, destacando o interesse em reforçar a parceria estratégica e incentivando investimentos alemães no Brasil, especialmente no contexto de questões como energia limpa, transição energética e preservação da Amazônia.