Trégua estendida em Gaza: Acordo Catar-Israel

O Catar anunciou nesta segunda-feira (27) que um acordo foi alcançado para estender uma trégua entre as forças israelenses e do Hamas em Gaza por dois dias, continuando uma pausa em sete semanas de guerra que matou milhares de pessoas e devastou o enclave palestino.

O acordo para a extensão da trégua foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Catar, que tem facilitado as negociações entre as partes. O Egito também participou das negociações indiretas.

O cessar-fogo foi acordado na semana passada, representando a primeira pausa nos combates em sete semanas desde que o Hamas atacou Israel, resultando em milhares de mortes e levando cerca de 240 reféns a Gaza, de acordo com cálculos israelenses.

Israel respondeu aos ataques com bombardeios no enclave e uma ofensiva terrestre no norte. O conflito resultou na morte de cerca de 14.800 palestinos, segundo autoridades de saúde de Gaza, e no deslocamento de centenas de milhares.

Vastas áreas do território de Gaza foram destruídas por ataques aéreos israelenses e bombardeios de artilharia, levando a uma crise humanitária com a escassez de alimentos, combustível, água potável e remédios.

Os detalhes do acordo de extensão incluem a libertação de reféns e prisioneiros. Segundo autoridades, 11 reféns israelenses foram liberados na segunda-feira, enquanto negociações continuam para a libertação de outros.

É importante destacar que os termos e as condições do acordo podem evoluir à medida que as negociações progridem, e os países envolvidos estão trabalhando para manter a estabilidade na região.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube