Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, elogia esforço de repatriação dos brasileiros na Faixa de Gaza, credita o sucesso da operação ao governo do ex-presidente Lula e desmente informações desencontradas. Os 32 brasileiros, que estavam na região afetada pelo conflito, serão repatriados e chegarão a Brasília no dia 13 de novembro. Vieira agradeceu às embaixadas brasileiras na região e afirmou que a situação no conflito ainda é “gravíssima”. O governo busca soluções para a guerra e uma “pausa humanitária” no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo brasileiro empreendeu todos os esforços possíveis para a repatriação dos 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza.
Ele frisou que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve à frente da operação desde o início, com acompanhamento diário. O ministro declarou que o sucesso na repatriação se deveu aos esforços do governo anterior e que qualquer informação em contrário é desinformação.
Os brasileiros repatriados chegarão ao Cairo, no Egito, no dia 12 de novembro e retornarão ao Brasil no dia seguinte, por volta de 23h30 em Brasília. Vieira agradeceu o papel ativo das embaixadas brasileiras na região e enfatizou o sucesso da operação. Os brasileiros estiveram abrigados na região por 3 semanas e foram transportados para o Egito. Mauro Vieira comentou que o conflito ainda é “gravíssimo” e que o presidente Lula continua envolvido na busca por soluções, incluindo uma “pausa humanitária” no Conselho de Segurança das Nações Unidas.