O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) realizará nos dias 9 e 10 de novembro a 1ª edição do Seminário de Monitoramento de Incidentes com Tubarões em Pernambuco. O evento acontecerá no auditório do Parque Estadual Dois Irmãos, no Recife, a partir das 8h.
Destacando-se como um momento significativo do seminário, está o lançamento do Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões de Pernambuco (PEAST-PE). O plano propõe a implementação consistente de ações educativas para aprimorar a compreensão da biodiversidade marinha, visando à prevenção de incidentes.
A abertura contará com a participação de representantes institucionais, incluindo Maria Fernanda Pimentel (Presidente da Facepe), Thallyta Figuerôa (Administradora de Fernando de Noronha), José de Anchieta (Presidente da CPRH) e Ana Luiza Ferreira (Secretária da SEMAS).
O evento compreenderá palestras, mesas-redondas e plenárias, abrangendo uma variedade de temas relacionados a pesquisas, incidentes e impactos socioeconômicos. Profissionais especializados, membros do Cemit e convidados apresentarão pesquisas e compartilharão experiências, contribuindo para o aprendizado coletivo.
O Cemit, responsável pelo monitoramento sistemático de incidentes com tubarões desde 1992, busca abordar a questão de forma abrangente e científica, considerando o Brasil entre os países com maior número de incidentes com tubarões no mundo, conforme a International Shark Attack File (ISAF).
A plenária final será dedicada à proposição de compromissos e prioridades de pesquisa e monitoramento, consolidando o compromisso do comitê com o avanço do conhecimento técnico-científico e estratégias eficazes de monitoramento e prevenção de incidentes com tubarões no estado de Pernambuco.
O evento encerrará com um coquetel, promovendo um ambiente propício para interação e networking entre os participantes.
A equipe do Cemit espera que o seminário contribua significativamente para o avanço no entendimento e manejo dessa importante questão ambiental.
Nota: Este comunicado está sujeito a alterações. Para informações atualizadas, entre em contato com a organização do evento.