Uma coleção de moda criada com foco na redução do impacto ambiental e na promoção da reutilização de materiais será uma das atrações da 20ª Feira de Economia Popular Solidária (Fresol), realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). A coleção foi desenvolvida dentro do conceito de upcycling, que envolve a criação de novas peças a partir de materiais e tecidos que, de outra forma, seriam descartados.
A iniciativa faz parte do Projeto de Economia Criativa da UPF, que tem como objetivo auxiliar uma comunidade de mulheres a alcançar mais autonomia e renda extra. A coleção apresenta uma variedade de roupas e figurinos elaborados, muitos deles com o tema de um “Baile de Máscaras”. O desfile de moda está programado para estrear em 10 de novembro no Bourbon Shopping, em Passo Fundo.
Dulci Antunes, coordenadora do curso de Design de Moda da UPF, destacou a intenção de transformar a percepção de que roupas feitas com materiais reutilizados são “comuns” ou “simples”. A coleção, inspirada no Carnaval de Veneza, incorporou materiais doados, como tecidos, couro, tule, acessórios, pedraria e bordados.
O projeto também promoveu uma oficina de gesso e papel machê para as mulheres da comunidade, resultando em novas peças de artesanato e pinturas que estarão à venda durante a feira, que ocorre entre os dias 9 e 12 de novembro no Bourbon Shopping.
A Fresol oferecerá uma variedade de atrações, incluindo exposições de plantas, apresentações culturais, música, dança e a oportunidade de adquirir produtos artesanais, destacando o compromisso com a economia popular solidária e a criatividade.
Essa iniciativa demonstra o potencial da moda sustentável e do upcycling na promoção da consciência ambiental e da autonomia econômica das comunidades locais.