Lula e Haddad Anunciam Mudanças na Lei do FIES

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntamente com o ministro da Educação, Camilo Santana, sancionou uma série de mudanças na Lei do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) nesta quarta-feira. As alterações têm como objetivo criar condições mais favoráveis para a renegociação de contratos do FIES celebrados até o final de 2017, bem como para aqueles com débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023.

O ministro Camilo Santana informou que atualmente mais de 1,2 milhão de pessoas estão inadimplentes em relação ao FIES, acumulando uma dívida total de R$ 54 bilhões. As mudanças na lei buscam oferecer uma oportunidade para que esses estudantes possam regularizar sua situação financeira e continuar seus estudos.

O presidente Lula destacou o compromisso do governo com a educação, afirmando: “A partir de agora, você pode procurar a Caixa, pode procurar o MEC, e você vai cuidar de saldar a sua dívida com muito desconto para que você volte a estudar. Porque para nós, o que é importante não é a sua dívida, o que é importante é que você volte a estudar pagando o mínimo necessário.”

De acordo com o ministro da Educação, os alunos que estão atualmente matriculados em cursos ou que já se formaram e ainda possuem dívidas em relação ao FIES poderão receber um desconto de 100% nos juros e multas. Essa iniciativa visa incentivar a continuidade dos estudos e proporcionar aos estudantes uma oportunidade de regularizar suas obrigações financeiras de forma acessível.

As mudanças na lei do FIES representam um esforço do governo para promover a educação e apoiar estudantes que enfrentam dificuldades financeiras para quitar suas dívidas educacionais. Elas oferecem uma nova perspectiva para aqueles que desejam concluir seus cursos e investir em seu desenvolvimento acadêmico.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube