No domingo (29.out.2023), um avião de pequeno porte explodiu ao cair próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre. Todos os 12 ocupantes da aeronave perderam a vida, segundo o governo estadual. Parte dos passageiros estava viajando para receber tratamento médico.
O voo partiu de Rio Branco às 7h20 com destino a Envira, no Amazonas, mas tragédia ocorreu por volta das 7h21 no horário local, logo após a decolagem. A aeronave, um modelo Caravan, caiu imediatamente após a decolagem, resultando em uma explosão.
Imagens feitas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) mostram as chamas provocadas pelo incêndio resultante da queda. Bombeiros conseguiram controlar o fogo após cerca de quatro horas, e a retirada dos corpos e dos destroços teve início.
Entre as vítimas estão o piloto Cláudio Atílio Mortari, natural de São Paulo e morador de Itaituba, no Pará, e o copiloto Kleiton Lima Almeida, que morava em Itaituba, tinha 39 anos e havia se tornado pai há um mês. Além disso, a aeronave transportava a passageira Clara Maria Monteiro, uma criança de um ano e sete meses, junto com sua mãe, Ana Paula Melo, de 19 anos, natural de Eirunepé, no Amazonas.

José Marcos Mattos e Antônio Cleudo Mattos, ambos empresários naturais de Envira, no Amazonas, também estavam a bordo. Jamilo Motta Maciel, natural de Eirunepé e com 27 anos de idade, completaria 28 anos no dia 24 de dezembro. Raimundo Nonato Melo, de 32 anos, era dentista e estava na capital acreana para fazer um curso. Ele havia relatado problemas em um voo anterior na mesma aeronave. Outras vítimas incluem Alexsander Bezerra e Francisco Eutimar Bernardo de Souza, ambos naturais de Eirunepé, no Amazonas, e Antonia Elizangela.
O acidente é uma tragédia de grandes proporções e levanta questões sobre as circunstâncias que levaram à queda do avião, bem como sobre os procedimentos de segurança e manutenção da aeronave. As autoridades estão conduzindo investigações para esclarecer o que aconteceu e prestar apoio às famílias das vítimas neste momento de luto e tristeza.