Pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, Minas Gerais, confirmaram que um dente de titanossauro encontrado há 10 anos é o maior já catalogado no mundo. O fóssil foi descoberto durante escavações na Serra da Galga, na mesma região em que os ossos do titanossauro Uberabatitan ribeiroi foram encontrados. A confirmação da descoberta foi publicada em um artigo na revista científica Cretaceous Research, uma das mais renomadas no mundo.
O dente tem cerca de 8 centímetros, incluindo a coroa e parte da raiz, apresentando um formato semelhante ao de um lápis e com desgaste em uma de suas faces. O que torna este fóssil o maior dente de titanossauro do mundo é o tamanho de sua coroa, que mede 6,2 centímetros.
Embora não seja possível confirmar se o dente pertence ao Uberabatitan ribeiroi, que é a maior espécie de dinossauro já encontrada no Brasil, sua semelhança com esse titanossauro gigante sugere uma possível conexão.
O dente de titanossauro agora faz parte do acervo do Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price” da UFTM, uma das coleções mais importantes da América Latina, atraindo pesquisadores de todo o mundo.
Uberaba, conhecida por ser um importante polo de pesquisa em paleontologia no Brasil, abriga o Museu do Dinossauro e é candidata a se tornar um Geoparque mundial, título concedido pela Unesco. O resultado dessa candidatura deve ser anunciado nos próximos meses. A descoberta do maior dente de titanossauro acrescenta mais uma conquista à rica história paleontológica da região.