A UEFA anunciou nesta quinta-feira (19) que não organizará jogos em Israel “até segunda ordem” devido às preocupações com a segurança relacionadas ao conflito em curso entre o país e o grupo palestino Hamas. A decisão foi tomada após uma avaliação profunda da situação de segurança em todo o território israelense pelo comitê executivo da UEFA.
A medida afeta clubes israelenses que participam das competições europeias, como o Maccabi Haifa e o Maccabi Tel Aviv. Eles foram convidados a procurar outras sedes ou estádios fora do território israelense para seus jogos como mandantes.
Alguns jogos já foram adiados, como o confronto da Liga Europa entre Villarreal e Maccabi Haifa, previsto para 26 de outubro, que foi remarcado para 6 de dezembro.
A UEFA também informou que o time juvenil do Maccabi Haifa, que disputava a Youth League nesta temporada, se retirou da competição e será substituído pelo Sparta Praga na segunda fase. Além disso, dois jogos da seleção de Israel pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 também foram adiados devido à situação. A incerteza persiste, e a realização de futuros jogos em Israel dependerá do desenvolvimento do conflito e da segurança na região.