Sindicato cede após decisão do TRT6; protesto em Brasília busca evitar privatização da CBTU.
Em meio a tensões e ameaças de radicalização, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) tomou uma decisão surpreendente: acatar o parecer do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) e reiniciar as operações completas nos horários de maior movimento.
Após a aplicação de uma multa diária de R$ 60 mil pelo TRT6 na quarta-feira (16), a medida garante que todas as 36 estações do Metrorec estejam operacionais das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. Fora desses horários, as estações permanecerão fechadas. O Grande Recife Consórcio reiterou que manterá o reforço das linhas especiais.
O sindicato, em assembleia realizada na quinta-feira (17), decidiu pelo retorno às operações à meia-noite de sexta-feira (18). No mesmo dia, uma comitiva de 100 metroviários marchou em Brasília, pressionando o governo federal a não privatizar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A manifestação também contou com a participação de representantes metroviários de outros estados.
Ainda aguardando negociações com o Ministério Público de Trabalho de Pernambuco (MPT-PE), os metroviários haviam retomado brevemente a operação completa nos horários de pico. Contudo, as negociações se estagnaram quando a CBTU ofereceu um reajuste salarial de 3,45%, sem aplicação no piso salarial, muito aquém do reajuste de 7% buscado pelo sindicato.