O conhecido jogador de futebol Fernando Karanga, 32, se encontrava na mira da justiça. O atleta do Henan Songshan Longmen, da China, enfrentou uma acusação de omissão de socorro e agressão à sua namorada, Valeryia Valynchyts, 29. A situação resultou na transformação de sua prisão em flagrante para preventiva, após a audiência de custódia realizada virtualmente no último domingo (24). A medida determinada pela juíza Ana Maria da Silva enviou o atleta ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), localizado em Abreu e Lima, Grande Recife.
A investigação, ainda em estágios iniciais, registrou a relutância da vítima em fornecer detalhes sobre a origem das marcas observadas em seu pescoço e olhos, gerando preocupações sobre a gravidade do caso. Apesar da acusação, os advogados de defesa de Karanga expressaram a intenção de recorrer da decisão, com a esperança de que o atleta possa responder ao processo em liberdade.
A série de eventos que levou a essa situação começou na noite de sábado, quando Fernando e Valeryia estavam se divertindo com amigos em uma boate. A saída do local marcou o início de uma discussão entre o casal, levando a uma luta corporal posterior na casa de Fernando. Após uma séria contusão no braço, Valeryia foi jogada para fora da casa por Fernando, que se recusou a ajudá-la. Mesmo em um estado de debilidade, ela conseguiu pedir ajuda em um posto de gasolina próximo, onde foi levada para uma UPA.
A prisão de Fernando ocorreu horas depois, com o jogador negando as acusões durante a audiência de custódia. Apesar disso, ele manifestou a intenção de se desculpar com Valeryia, com planos já em andamento para sua volta à Bielorrússia.
Fernando Karanga, nascido em Camaragibe, começou sua carreira no futebol na base de clubes como Náutico e Santa Cruz, fazendo sua estreia profissional em 2012 pelo Boa Esporte. Desde então, jogou por vários clubes, tanto no Brasil quanto no exterior, até se mudar para o futebol chinês em 2018, onde permanece até hoje.