Programa causa a maior redução em 11 anos.

No mês de junho, os preços dos automóveis novos tiveram uma queda de 2,76%, marcando a maior redução em 11 anos no Brasil. Esses dados foram divulgados pelo IBGE, por meio do IPCA. O programa de descontos implementado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi responsável por essa redução. No entanto, os analistas preveem que essa redução será temporária, uma vez que o programa de descontos foi pontual e já foi encerrado pelo governo.

Os especialistas alertam que os preços dos automóveis voltarão aos patamares normais, resultando em valores mais elevados para o consumidor. A queda nos preços dos automóveis novos contribuiu para a deflação de 0,08% no IPCA em junho. No entanto, com o término dos descontos, é projetado um aumento de 0,7% nos preços dos carros zero-quilômetro no índice de inflação de julho. Os analistas destacam que o programa de descontos não terá um efeito duradouro e que os preços retomarão sua trajetória ascendente.

Além disso, os analistas apontam que, após o impacto do programa de descontos, a produção e a venda de carros no Brasil enfrentarão desafios devido aos juros altos e às restrições na concessão de crédito. A redução contínua da taxa básica de juros poderá impactar positivamente no financiamento de automóveis, tornando-o mais acessível aos consumidores. A pandemia de Covid-19 também influenciou os preços dos automóveis, desalinhando as cadeias produtivas globais e elevando os custos de fabricação dos veículos.

Foto: Divulgação

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube