O ex-ministro Gilson Machado Neto (PL), figura em ascensão na política recifense, prepara-se para lançar sua campanha à prefeitura com o respaldo de Jair Bolsonaro (PL), previsto para visitar a capital pernambucana em abril. Esse apoio reforça a pré-candidatura de Gilson, prioridade do ex-presidente, com quem mantém estreita amizade.
Com viés conservador, Gilson planeja confrontar a esquerda e criticar a gestão do prefeito João Campos (PSB). Ele deve nacionalizar o debate e explorar a polarização entre Bolsonaro e Lula, visando conquistar eleitores de direita até as eleições de outubro.
Apesar de não sair vitorioso na disputa pelo Senado em 2022, Gilson obteve expressiva votação, sendo o segundo mais votado no estado e contando com mais de 323 mil votos no Recife, consolidando-se como forte candidato de direita para este ano.
Nesse contexto, ignorar o eleitorado bolsonarista e o apoio de Bolsonaro a Gilson, evidenciado por manifestações populares nas ruas, parece não ser uma estratégia prudente para seus adversários.