O prefeito do Recife, João Campos, anunciou a criação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa voltada para a oferta de serviços digitais no município. A nova pasta será responsável por implementar internet gratuita em 500 parques e praças da cidade.
O anúncio foi feito pelo prefeito em uma publicação no Instagram, na última sexta-feira (29). A Secretaria de Ciência e Tecnologia será desmembrada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o ex-secretário executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo, será o responsável por liderar a nova pasta.
Durante a posse do novo secretário, João Campos destacou que a primeira meta da Secretaria é concluir a instalação de internet gratuita nos parques e praças até o final de 2024. Atualmente, 14 espaços de lazer já contam com esse serviço, incluindo locais como o Parque da Jaqueira, a Praça do Derby, a Praça da República e o Marco Zero.

A prefeitura informou que a criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços públicos, gerenciando a plataforma Conecta Recife. Além disso, a nova pasta buscará ampliar a participação de cientistas e empreendedores na criação de soluções para a cidade.
A Secretaria será composta pela Secretaria Executiva de Transformação Digital e pela Empresa Municipal de Informática (Emprel). Com essa iniciativa, o Recife visa promover a transformação digital na cidade, proporcionando maior conectividade e acesso à tecnologia para os cidadãos.