Repatriação de brasileiros e familiares palestinos

Na segunda-feira (13.nov.2023), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderou a recepção de 22 brasileiros e 10 familiares palestinos que estavam na Faixa de Gaza. O avião, após quase 1 mês de espera no Egito por autorização, pousou às 23h24min na base da Força Aérea Brasileira.

Além de Lula, estiveram presentes a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva (Janja), e 6 ministros de Estado, incluindo Mauro Vieira (Relações Exteriores), Paulo Pimenta (Secom) e Flávio Dino (Justiça). Os comandantes das Forças Armadas também marcaram presença.

A retirada do grupo de Gaza ocorreu após uma série de tentativas frustradas. Na sexta-feira (10.nov), a passagem foi autorizada, mas a fronteira em Rafah, no Egito, permaneceu fechada, impedindo a saída.

Inicialmente, 34 pessoas solicitaram ajuda ao governo brasileiro para deixar a região. O Ministério das Relações Exteriores informou que duas pessoas desistiram da repatriação, optando por permanecer na região em conflito.

No Brasil, os repatriados ficarão por duas noites em um alojamento da FAB em Brasília, recebendo apoio e documentação, já que alguns não têm residência no país e alguns são palestinos.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube