Acelerador Linear Eleva Tratamento Oncológico no Hospital de Câncer

Novo Acelerador Linear no Hospital de Câncer de Pernambuco Ampliará Atendimentos e Tecnologias Avançadas

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) está prestes a receber um impulso significativo em sua capacidade de tratamento oncológico com a chegada de um novo Acelerador Linear. Com previsão de disponibilidade em seis meses, o equipamento promete aumentar em 50% o número de atendimentos diários na unidade de saúde, que atualmente trata 172 pacientes por dia.

Além de expandir a capacidade de atendimento, o Acelerador Linear, financiado por uma emenda parlamentar de R$ 6.491.264,00 do deputado federal Eduardo da Fonte, traz consigo tecnologias avançadas que impactarão positivamente o tratamento de diversos tipos de câncer. O HCP será a única unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco a contar com essa tecnologia.

A nova tecnologia possibilita a redução da quantidade de aplicações para certos tumores, como o câncer de próstata, através do chamado hipofracionamento, diminuindo o tratamento de 36 para 20 sessões. Além disso, oferece a opção de tratamento com doses mais baixas nos órgãos vizinhos, reduzindo a probabilidade de efeitos colaterais.

O Acelerador Linear também introduz a possibilidade de tratar tumores pequenos com extrema precisão, por meio da Estereotaxia, conhecida como Radiocirurgia ou Radioterapia estereotaxia fracionada. Essa técnica permite doses altas em localizações pontuais, proporcionando um tratamento mais preciso e eficaz.

A coordenadora dos serviços de radioterapia do HCP, dra. Ana Luiza Fassizoli, expressou sua gratidão pela doação do novo equipamento. Ela destacou que a máquina não apenas aumentará o atendimento e reduzirá as filas, mas também oferecerá tratamentos de alta tecnologia para pacientes do SUS, que anteriormente não eram oferecidos devido aos altos custos desses equipamentos. A chegada do Acelerador Linear é celebrada como um ganho incrível para o hospital e, principalmente, para os pacientes do estado de Pernambuco.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube