Papa Francisco Destitui Bispo

O Papa Francisco tomou uma decisão rara ao destituir o bispo norte-americano Joseph Strickland de sua diocese no Texas, nos Estados Unidos. Strickland é conhecido por suas visões católicas conservadoras e por suas críticas frequentes ao papado de Francisco, especialmente em relação às questões da comunidade LGBTQIA+. O bispo norte-americano havia sido nomeado pelo Papa Bento XVI, que faleceu em 2022.

A confirmação da destituição veio em um comunicado do Vaticano, emitido neste sábado, 11. O comunicado afirma: “O Santo Padre dispensou Joseph E. Strickland do governo pastoral da diocese de Tyler (EUA).” A destituição é uma medida incomum, uma vez que, normalmente, os bispos são orientados a renunciar ou afastados, sendo a destituição a última medida quando um religioso se recusa a fazê-lo.

Essa ação do Papa Francisco em destituir o bispo Strickland ressalta a posição progressista do pontífice em contraposição a interpretações mais conservadoras da doutrina católica, particularmente em questões relacionadas à diversidade de gênero e orientação sexual. A decisão também demonstra a firmeza do Papa em manter a Igreja Católica alinhada com os princípios de inclusão e respeito aos direitos das minorias.

Share this post

PinIt

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    scroll to top
    Instagram
    Tiktok
    YouTube
    YouTube